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Notícia

Joinville recebe resultado de estudo que mostra o impacto na aprendizagem durante a pandemia

  • SECOM PMJ -

O estudo foi realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), instituição com a qual a Secretaria de Educação firmou contrato para aplicação das avaliações em larga escala nas escolas públicas municipais de Joinville. O programa municipal foi batizado de "Bússola - Avaliação para Reorientação", e a partir de 2022 promoverá cinco avaliações anuais.

A primeira do ciclo, que tem caráter de diagnóstico, ocorre a partir desta segunda-feira (21). Os resultados destas avaliações serão analisados pelos professores e gestores das unidades escolares. A partir deles, será possível identificar as aptidões e possíveis defasagens de cada aluno e planejar ações para recomposição das aprendizagens, quando necessário.

Os dados gerados pelas avaliações somativas (de dezembro de 2021) e diagnósticas (de fevereiro de 2022) também contribuirão para que a Secretaria de Educação realize um diagnóstico de forma personalizada das necessidades de cada escola.

Com isso, será possível traçar ações estratégicas para oferecer suporte a professores e gestores a partir da realidade da unidade escolar e do contexto socioeconômico em que ela está inserida, como compra de materiais didáticos, criação de projetos e contratação de formações a professores e diretores.

Entre as ações desenvolvidas para apoiar a recuperação da aprendizagem está o projeto Aprender Mais, que terá início nas próximas semanas, com o objetivo de potencializar o aprendizado de cada aluno para a consolidação de habilidades não desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática.

Os educadores que atuarão neste projeto terão acesso aos resultados de cada aluno e, a partir deles, irão planejar ações diferenciadas. O atendimento poderá ocorrer em sala de aula, como apoio ao professor regente, ou em formato de contraturno, com aulas de recuperação.

"As ações de recomposição de aprendizagem irão focar nas necessidades de cada aluno em sua individualidade, mas faremos ações em nível de aluno, de turma, de escola e de rede. Nosso foco é garantir que todos os alunos terminem o Ensino Fundamental aprendendo o que é adequado para a faixa etária", afirma Calegari.

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